Quase 24 anos, nascida e criada em São Paulo. O maior período de tempo que eu já fiquei longe foram 8 meses…
Até meus 16 anos, eu era completamente apaixonada por São Paulo, fascinada pela quantidade de coisas que tinha para fazer e para conhecer. Estudava perto da Avenida Paulista e amava ir para um Starbucks qualquer ali, andar na rua e pensar nas possibilidades que a minha vida ia me trazer. A cidade grande te da essa sensação, de que tudo é possível. Aos 16 anos, quando eu não tinha nem dinheiro e nem autonomia, São Paulo parecia muito, parecia incrível.
(Postei essa foto em 10 de dezembro de 2015, com a legenda “Big city, big dreams [espero que um dia seja NY]")
Não sei dizer ao certo quando começou esses primeiros sinais de ranço, mas, de repente tudo era muito longe - minha faculdade 1h30 da minha casa - muito caro e, apesar das milhares de opções, era sempre pros mesmos lugares que eu ia.
Dezembro de 2022:
"Tem sido dificil me deixar sentir São paulo me coloca num casulo que é dificil quebrar É um casulo por pura proteção, sem muito dessas de que depois de um tempo vai virar uma borboleta É só uma camada protetora, grossa, que me tira o brilho no outro O caos de SP me gera medo, o tempo todo atenta. É difícil não ser ansiosa na cidade grande. Tudo demora, tudo é longe, tudo é perigoso E assim, de pouco em pouco, eu vou me voltando pra uma rotina trabalho-centrada, sem muito tempo para aproveitar E quando aproveita, é no mesmo lugar de sempre, que já é confortável, conhecido Para 2023 eu quero me deixar sair Deixar conhecer E, se for o caso, deixar machucar Eu sempre gostei de umas cicatrizes A que eu fiz com 12 anos, nas costas, quando eu tentei passar por baixo de arame farpado. A de quando eu me esfolei no chão e abri o joelho, com 17 anos. Eu nunca quis escondê-las Eu sempre gostei de olhar e lembrar das histórias por trás delas, sempre rindo do que tinha acontecido... Deixar viver Deixar machucar Quem sabe, no fim, a cicatriz não fica bonita?!
Sair de São Paulo, para o intercâmbio, para os voluntariados, me fez olhar de fora a vida que eu tinha aqui.
Se você vai sempre para o mesmo lugar, a culpa não é da cidade, é você que ta escolhendo ir, né? - É que é tão mais difícil mudar estando onde você sempre esteve. Os hábitos se enraízam muito fortemente, o modus operandi é claro, é difícil enxergar de outra perspectiva.
Junho de 2023:
O problema não era São Paulo Voltei pra SP e passei os últimos 10 meses pensando no que eu ia fazer depois de me formar, pra onde eu iria, porque em SP não queria ficar. “Nao quero ter a vida de sempre, a rotina de sempre, não quero viver a vida que eu sempre vivi" Eu não queria ter compromisso nenhum com São Paulo. E aí eu aceitei vir pro Ô. Exatamente quando eu descobri que o problema não é SP. Eu tava vivendo 5 dias por semana trabalhando remoto, dentro da minha casa, no meu quarto, o dia todo ME DIZ, COMO que a vida vai acontecer assim? COMO que eu vou dar espaço pra olhar a beleza dos detalhes? QUE detalhes? conheço a minha casa de cor... 2 semanas no Ô, vendo gente diferente, pegando mais solzinho na laje, vendo planta e ouvindo barulho de cachoeira e O QUE? A vida tá de volta! Então bora, sai da inércia, se movimenta!! (E se você ta se movimentando MUITO, vê se para pra processar um pouquinho também)
O lugar ressoa no seu interior assim como seu interior ressoa no lugar em que você está - E vocês sabem que é daí que vem meu jeito de contar sobre as minhas viagens…
Agora, em Janeiro de 2024, para mim talvez o problema esteja em SP sim. No começo do ano passado, decidi que viveria SP como se fosse um intercâmbio, disse sim para tudo, conheci vários lugares diferentes, fui em vários shows. Eu sei ver tudo de positivo que tem aqui também, não é 8 ou 80.
Mas é que a vontade de conhecer a vida em outros lugares já ta gritando demais aqui dentro. Eu já sei o que tem em SP para mim, já sei o roteiro, já sei o que acontece. E eu tenho desejado muito o imprevisível…
Enquanto me planejo para sair daqui alguma hora, tento pegar meu incômodo e olhar ele no olho. Eu to viajando para descobrir outras vidas ou para fugir da que eu tenho aqui? Por que será que São Paulo me traz tanto desconforto?
✨Minhas Aleatoriedades da Semana
Uma lista de lugares para você gostar um pouco mais de São Paulo - ainda não fui em todos, mas ta aí: https://maps.app.goo.gl/1peomzDsDfR2gbzm6?g_st=i
Eu amo a Melted kkkkkkkk
🤝 Troca comigo?
Como você vê SP? Como você vê a cidade que você foi criado? Será que todo mundo tem essa relação de amor e ódio com esses lugares?