[Para além da Superfície] #30: Controle não é a resposta
Todo destino me relembra um pouco disso...
Vim para essa primeira temporada nômade de forma muito aberta, quase sem nenhum plano. Só sabia que iria passar 15 dias em Salvador e 1 mês em Itacaré. Vim com a intenção de deixar fluir, mas, na prática, tudo o que eu fazia era tentar controlar.
E eu sei que era uma tentativa de controle pela pressão que eu tava colocando nas coisas “preciso sair para fazer amigos, conhecer gente”, “preciso tentar mais”, “Não tô encaixando nesse grupo, será que sou eu? O que eu posso mudar?” Tava colocando uma quantidade muito grande de esforço e energia em algo que deveria ser simples, natural…
Passei TRÊS dias tentando escolher o Hostel que eu ficaria por um fim de semana. Uma pressão absurda para escolher o MELHOR Hostel, o lugar que eu teria mais chances de conhecer gente com a minha brisa…
Depois de muito ponderar, escolhi.
No dia da mini mudança já cheguei cansada no Hostel. Queria ir para as áreas comuns e tentar socializar, mas cheguei com 0 energia para isso. Claro que já me culpando por não estar disposta (“Pô, foi justamente pra isso que você veio para um Hostel e agora você não quer nem ir lá tentar conhecer as pessoas?” - minha vozinha crítica gritava)
Jogada na cama, liguei para uma amiga de São Paulo, aquelas que você não precisa de muita bateria social para conversar… Falava com ela sobre os últimos dias em Itacaré, sobre o novo Hostel e como eu tava na dúvida se eu saía ou não para comer naquela noite, já que não queria gastar muito.
Enquanto eu conversava, uma menina entrou no quarto, na cama logo ao lado da minha, logo desliguei o facetime para não atrapalhar muito ela…
Assim que desliguei, ela comentou comigo: “Se você quiser dicas de lugares, pode me pedir, ta? Inclusive, tava indo comer agora, quer ir junto?”
Às vezes é só falar sim.
Saímos para comer, parando em vários lugares pela cidade, porque aparentemente ela conhecia TODO MUNDO.
Fomos pra um rolê, onde eu consegui conversar com outros grupos de pessoas: gente que tava aqui só por alguns dias, gente que é daqui e trabalha nos restaurantes da rua principal, gente que também saiu de São Paulo e veio morar em Itacaré.
Foi aí a primeira vez que eu vi o que Itacaré poderia ser…
E também foi o dia que eu percebi o quão travada eu tava.
Durante as conversas, eu me via tentando acertar as palavras, pensava muito no que eu dizia, extremamente autoconsciente de todas as frases, gestos, expressões que fazia.
Controle.
Além de querer controlar quando e como eu faria amigos, eu queria controlar como eu era percebida também…
(Quer mais nada não, gata?)
Mas vai aqui um (auto) lembrete: Não se faz amigos controlando. Ou forçando.
A maioria dos momentos mais gostosos da vida vem de forma espontânea.
Se você quer controlar como você vai ser percebida, nunca vai haver espaço para você ser você de verdade.
Tentando controlar, ninguém nunca vai verdadeiramente te conhecer.
Em um trecho de Arte e Medo, os autores dizem: “O risco é assustador: ao realizar seu verdadeiro trabalho, você entrega ao público o poder de negar a compreensão que você busca.” É a mesma coisa com a vida. Ao ser você, do jeito que se é, um poder imenso é entregue ao outro: o de te aceitar ou não. O risco é enorme.
Mas vale à pena performar um outro eu o tempo todo para não correr esse risco?
Controle e Espontaneidade estão em lados opostos do espectro.
E eu aposto no que é real. Todas as vezes.
Anotações do meu caderninho verde - 11/09:
Escrevo 'Deixar fluir' como uma ordem de comando, porque, na prática eu não sei muito bem como isso funciona tão bem não... Ainda assim, tento. Tento deixar de ser tão autoconsciente e ser só ESPONTÂNEA (coisa que valorizo muito mas que me custa muita intimidade para poder ser de verdade)
Estar consciente da tentativa de controle é o primeiro passo para deixá-lo ir…
É sempre sobre tentar se manter presente de verdade, se entregar ao momento.
Seguimos tentando…
Adivinhem qual foi o momento que eu mais conheci pessoas: quando eu tava louca para fazer amigos ou quando eu tava “nossa, só tenho mais 5 dias aqui, vou ficar mais na minha agora que jájá vou embora”? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK cês já sabem…..
✨Minhas Aleatoriedades da Semana
Tenho adorado ouvir podcast na praia, o da última semana foi esse aqui:
Amo todos os posts dessa conta, mas esse em específico tem tudo a ver com o tema de hoje:
Esse meu vídeo que tem tudo a ver com o tema - a vida e suas formas de me relembrar que controle não é a resposta:
🤝 Troca comigo?
Já se pegou tentando controlar como você era percebido pelas outras pessoas? Como você fez para voltar a ser você nesse momento?