[Para além da Superfície] #10: É, eu sou uma pessoa nostálgica...
Um texto de Maio de 2023
Olho pro passado com olhos encantados, vislumbrados. É como se eu não tivesse visto ou sentido tanta felicidade ali, no momento em que eu tava vivendo. Mas que agora eu consigo enxergar... Fecho os olhos e sinto aquela alegria e, ao mesmo tempo, uma dor no peito, uma agonia por não estar lá, por não lembrar exatamente como era quando eu estava. Queria voltar e viver aquilo de novo. Queria viver de novo mas com a mentalidade de hoje. Será que dava? Será que eu ainda gostaria do que eu vivi? Queria voltar e queria avançar no tempo. Ver como a eu do futuro olho para a eu de hoje. Será que ela sente mais alegria na lembrança do que no presente? Será que ela também tem esse misto da dor de uma facada e de, ao mesmo tempo, um quentinho no coração quando olha pra trás? Não sei dizer se é agonia, gratidão, nostalgia ou alegria o que sinto. Talvez seja um pouco de tudo... Só queria conseguir reviver aquilo, lembrar dos detalhes, do contexto. Queria conseguir lembrar sem precisar de uma foto que me lembrasse. Queria lembrar porque ta aqui, dentro de mim (Mas às vezes parece que não ta...)
Fui pesquisar no google o significado da palavra Nostalgia: “É um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada a um desejo sentimental de regresso, impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais”
É tão fácil idealizar…
É por isso que eu escrevo e registro tanto. Odeio não lembrar. E quero poder retomar as minhas lembranças do jeito que elas foram, não deixar com que a minha própria mente me sabote. Não quero lembrar das coisas melhores do que elas foram, ou piores do que foram. Quero me lembrar da forma que ocorreram de verdade.
Maaas
Talvez tudo isso seja pura forma de distração.
Se você realmente ta ali, no momento, vivendo de verdade o seu presente, importa tanto assim não lembrar dele com tantos detalhes depois?
✨Minhas Aleatoriedades da Semana
Esse texto me lembrou o filme “O Brilho eterno de uma mente sem lembranças", talvez esteja na hora de rever :) Ele ta disponível na Amazon.
Um lembrete constante:
Ontem começou a Semana do Cinema e os ingressos tão a partir de 12 reais (meia-entrada). Minha primeira recomendação é Pobres Criaturas - existem personagens que apenas Emma Stone é capaz de fazer :) Vai aproveitar e deixar esse celular no modo avião um pouquinho!!
🤝 Troca comigo?
Qual sua relação com lembranças e memórias? Eu tenho realmente um *pavor* de esquecer das coisas que eu vivi. Como é isso pra você aí?